Encontre os erros mais cometidos que impedem a potencialização do desenvolvimento do seu filho bilíngue
Uma experiência 100% gratuita e online no dia 27 de Junho que vai mudar a sua forma de estimular seu filho bilíngue
PEGUE AQUI A SUA PRIMEIRA PISTA!
Se inscreva no evento e reserve o dia 27/06 às 21h (Horário de Brasília) na sua agenda
Por que você deveria começar a preparar a sua mochila para embarcar nessa jornada?
Temos muitas informações sobre bilinguismo por aí. Muitas delas são de boa qualidade, mas algumas são erradas e podem ser prejudiciais. Pensando nisso, eu te convido a participar dessa experiência única que vai te levar a encontrar os principais erros que devem ser evitados na hora de estimular a fala e a linguagem do seu pequeno bilíngue.
O Scavenger Hunt para Pais Bilíngues vai trazer os mais atuais estudos científicos em um formato dinâmico, prático e de fácil entendimento, para que seu pequeno, exposto a mais de uma língua, tenha um desenvolvimento potente quando pensamos em fala e linguagem!
Para quem é esse mapa que idealizei:
- Pais de crianças bilíngues/multilíngues
- Pais que querem que seus filhos sejam bilíngues/multilíngues
- Pais que não são nativos no mesmo idioma e não sabem a melhor forma de estimular a fala e a linguagem dos seus filhos
- Brasileiros que moram fora do país e tem dúvidas na hora de estimular a fala e a linguagem de seus pequenos
- Profissionais que atuam com o desenvolvimento de crianças
Quem vai ser a sua guia nessa jornada
Espero que não soe arrogante me apresentar assim, logo de cara, como Doutora. Faço isso porque tenho o maior orgulho desse título conquistado com tanto empenho. Sim, além de ser fonoaudióloga (CRFa 2- 18977), também sou mestre e doutora em Fonoaudiologia pela USP.
Desde criança meu sonho era fazer pesquisa, ser cientista, mesmo sem compreender 100% o que isso significaria. Foi enquanto eu estava na graduação em Fonoaudiologia que realmente iniciei no mundo da pesquisa e tudo que englobava a fala e a linguagem de crianças, suas dificuldades e alterações e, é claro, como potencializar esse desenvolvimento.
E essa curiosidade com relação a linguagem não se limitava apenas para as crianças que falavam uma única língua, mas também as crianças bilíngues e multilíngues. Esse interesse se intensificou muito no período onde eu estava fazendo estágio pesquisa no exterior na University of South Florida (Florida – EUA) durante meu doutorado.
Tive acesso a diferentes perspectivas durante essa experiência profissional, e, por meio desse contato mais próximo com diferentes povos de diferentes lugares, fui nutrindo o meu desejo em tornar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto multilíngue o mais leve possível, provendo todo o amparo para as crianças que apresentassem dificuldades nesse processo.
Por conta da minha experiência, começaram a surgir, dentro dos atendimentos clínicos, cada vez mais crianças e famílias que precisavam de suporte, orientação, avaliação específica e terapia nesse processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças bilíngues. Hoje, a maioria dos meus pacientes tem esse perfil e trabalhar nesse contexto é algo que me deixa muito realizada profissionalmente.
E vou confessar uma coisa, eu tenho uma motivação pessoal para essa minha realização: sou ítalo-brasileira, e tive muita oportunidade de vivenciar toda a cultura da minha ascendência, inclusive pela língua. Também tenho um exemplo muito perto, o meu noivo que, por conta da falta de suporte de profissionais que pudessem ajudar as crianças bilíngues com dificuldades, perdeu laços, histórias, contato com a língua e vivência em comunidade. Por isso, poder fazer a diferença para outras famílias é muito gratificante para mim.
Acredito que, por causa dessas histórias e vivências, eu me motivo todos os dias para ser mais empática com as dores e dificuldades dessas crianças bilíngues e dar o meu melhor para promover todo acesso à informação de qualidade de forma prática e eficiente, para podermos, de fato, dar voz a todos que precisam.
Muito prazer, eu sou a Dra. Camilla Guarnieri, cientista, professora, empreendedora e fonoaudióloga que inventa brincadeiras estratégicas para intervenções eficazes em crianças com questões de fala e linguagem.
Save the date
27 DE JUNHO DE 2023
Uma experiência que vai mudar como você estimula a fala e a linguagem do seu pequeno bilingue.